terça-feira, 6 de dezembro de 2016

5 ações que você pode fazer - Educação Ambiental


Assistam gente, é muito importante, reflitam bastante!!

Cultura Ambiental em Escolas: ferramentas para aplicação de conceitos de educação ambiental

A educação ambiental pode ser entendida com toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e aptos a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Dessa forma, sua aplicação não se restringe ao universo escolar, mas deve permear este para facilitar o entendimento dessas questões e suas aplicações no dia a dia.
O projeto Cultura Ambiental nas Escolas iniciou-se com a estruturação de um kit como ferramenta para o professor trabalhar o tema ambiental em sala de aula e interagir com os alunos. Os materiais concebidos, então, foram um caderno voltado para o professor, uma publicação para o aluno, um pôster de apoio com as mesmas ilustrações utilizadas no material do aluno e uma fita de vídeo. Todos os materiais foram desenvolvidos exclusivamente para o kit, apresentado na figura 1, e em uma linguagem adequada para o público escolhido - estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental.
caderno do professor trabalha com três frentes para facilitar o entendimento sobre a temática ambiental, sobre o trabalho com temas transversais e também com sugestões de projetos para serem aplicados no âmbito escolar. O seu objetivo principal é ser fonte de referência para o desenvolvimento do tema ambiental como um tema transversal, fornecendo subsídios para o professor tanto sobre os termos técnicos e a situação relacionada ao lixo urbano e materiais recicláveis quanto sobre uso da transversalidade e a importância do registro do trabalho pedagógico desenvolvido em forma de projetos, como os sugeridos na terceira parte do caderno.
caderno do aluno, por sua vez, busca trazer apenas a problemática dos materiais recicláveis e a sua interação com o meio ambiente em uma linguagem simples e com desenhos fáceis de serem compreendidos pelo público escolhido.
O vídeo "Quixote Reciclado", ferramenta rica de informações e com muito a ser explorado, contextualiza o clássico de Miguel de Cervantes na problemática dos resíduos sólidos. Os dragões e ameaças criados por Quixote são aqui transformados no lixo criado por nós e um verdadeiro monstro agora. A trama apresenta as alternativas para o cuidado com o lixo como a aplicação da coleta seletiva e os processos de reciclagem para cada um dos diferentes tipos de materiais.
Recentemente, foi lançado o filme "Carbono e Metano". O roteiro busca introduzir a temática de aquecimento global para as crianças, apresentando um dos "vilões" do efeito estufa de forma divetida e educativa. Assim, o filme trata de assuntos como impactos ambientais do gás metano, suas principais fontes de emissão e formas de reduzir seus efeitos.
A concepção do material em forma de um kit educativo e com todas as ferramentas necessárias para a sua aplicação em sala de aula após uma prévia preparação do professor com o próprio material, permitiu a grande distribuição dos kits para diversas escolas de ensino fundamental principalmente da rede pública.
Agora em sua nova fase, todo o conteúdo foi adaptado para a internet de modo a preservar todos os conceitos do projeto, mas ganhando todos os benefícios de escala, abrangência e interatividade que a internet pode proporcionar.



http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/institucional/site/educacao-ambiental

sábado, 3 de dezembro de 2016

O papel da Educação Ambiental nas empresas

Tendo com objetivo alcançar uma transformação profunda dos funcionários dentro da organização do presidente ao "chão-de-fábrica", sobre questões como o uso inteligente dos recursos naturais, condições mais seguras sob o aspecto ambiental para os operários, redução das infrações ambientais e destinação final adequada de rejeitos.
Muitos problemas ambientais, que à primeira vista parecem complicados nas empresas, podem se tornar de simples solução, desde que haja algum investimento em educação ambiental. A educação ambiental no trabalho pode se transformar num completo programa educacional incluindo material didático-pedagógico e pode ser adotada com eficácia e ser adaptada às necessidades de qualquer organização, com simplicidade e baixo custo.
Ela conduz os profissionais a uma mudança de comportamento e atitudes em relação ao meio ambiente interno e externo às organizações. A educação ambiental nas empresas tem um papel muito importante, porque desperta cada funcionário para a ação e a busca de soluções concretas para os problemas ambientais que ocorrem principalmente no seu dia-a-dia, no seu local de trabalho, na execução de sua tarefa, portanto onde ele tem poder de atuação para a melhoria da qualidade ambiental dele e dos colegas. Esse tipo de educação extrapola a simples aquisição de conhecimento.
Nas empresas industriais, por exemplo, a educação ambiental é um instrumento eficaz no controle da poluição. Nesses empreendimentos, o controle da poluição deve começar no processo, estando também parte desta responsabilidade nas mão dos trabalhadores, pois mantêm-se envolvidos diretamente na produção.
Portanto, não é somente na escola que a educação ambiental acontece. Os recursos para o ensino-aprendizagem da educação para o meio ambiente se encontram em todas as partes, como nas grandes, médias ,pequenas e microempresas; nas indústrias e fábricas.
Nesta década de 90, as perspectivas da educação ambiental em empresas são muito positivas, considerando-se que as organizações estão sendo estrategicamente sensibilizadas a adotar um novo modelo de gestão empresarial contemplando a qualidade ambiental. Em meio a tantas mudanças , no âmbito das empresas , a Educação Ambiental assume um papel fundamental. Tem como objetivo alcançar uma transformação profunda dos funcionários dentro da organização ,do presidente ao "chão-de-fábrica", sobre questões como o uso inteligente dos recursos naturais , condições mais seguras sob o aspecto ambiental para os operários , redução das infrações ambientais e destinação final adequada de rejeitos.

Fatos importantes para a Educação Ambiental

Os problemas ambientais gerados em decorrência da industrialização geram a indignação da sociedade civil, que, em busca de qualidade de vida e harmonia com a natureza, desenvolvem estudos e críticas ao modelo de produção e a consequente degradação ambiental. Alguns fatos importantes em diferentes décadas contribuíram para o surgimento e fortalecimento da Educação Ambiental.
1950 - 1960 – Poluição atmosférica de origem industrial provocou muitas mortes em Londres e Nova Iorque. 
1960 – 1970 – Nesse período, grande parte dos conhecimentos atuais dos sistemas ambientais do planeta foi desenvolvido. 
1972 – Conferência de Estocolmo, discussão do desenvolvimento e ambiente, conceito de eco-desenvolvimento. 
1973 – Foi criada, no Brasil, a Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA). 
1975 – A UNESCO, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio 
Ambiente, criou o Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA), em Belgrado. 
1977 - Ocorreu um dos eventos mais importantes para a Educação Ambiental em nível mundial: a Conferência Intergovernamental em Educação Ambiental, em Tblisi na Geórgia. 
1983 – Brasil, o Decreto n° 88.351/83, que regulamenta a Lei n° 226/87, determinou a necessidade da inclusão da Educação Ambiental nos currículos escolares de 1° e 2° graus. 
1987 – Realizou-se o Congresso Internacional sobre Educação Ambiental e Formação Relativas ao Meio Ambiente, em Moscou, capital da Rússia. 
1992 – Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ECO-92, realizada no Rio de Janeiro, Brasil. 
1994 – I Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, realizado na cidade mexicana de Guadalajara. 
1997 – Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade: Educação e Conscientização Pública para a Sustentabilidade, Grécia. 
2002 - Em agosto / setembro de 2002 realizou-se em Johanesburgo, África do Sul, o Encontro da Terra, também denominado Rio+10, que teve a finalidade de avaliar as decisões tomadas na Conferência do Rio, em 1992.





http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fatos-importantes-para-educacao-ambiental.htm

Programa de Educação Ambiental no Ceará

Sociedade justa e ecologicamente equilibrada.
Diretrizes

As ações de EA devem desenvolver o espírito crítico e a criatividade do cidadão quanto às alternativas locais de desenvolvimento sustentável, na busca de um ambiente saudável e ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações;
A participação deve ser estimulada em todas as formas de atuação da EA como processo de conquista que se dá no jogo das forças sociais, no exercício da cidadania, na luta pelo acesso à melhor qualidade de vida.As ações do PEACE devem valorizar os mecanismos locais de gestão ambiental e as prática participativas das organizações sociais;

A EA deverá estimular o envolvimento, a motivação dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento do programa e a cooperação, a solidariedade e a parceria entre indivíduos, grupos e instituições de forma a possibilitar ações integradas e compartilhadas pelos diversos atores sociais;
O PEACE e os Programas Municipais dele decorrentes devem estar em consonância com o PRONEA e deverá, em seu conjunto, integrar o sistema nacional de educação ambiental, envolvendo de forma descentralizada os órgãos que, no Estado, atuam em Educação e Meio Ambiente, em articulação com entidades da sociedade civil e outras instituições parceiras.
Estratégias
Valorizar a identidade cultural local pelo incentivo à preservação de hábitos culturais, produções artísticas e estilos de comportamento, características da região, compatíveis com a preservação e conservação ambiental;
Viabilizar parcerias entre governo, empresariado e outros segmentos organizados da sociedade na implementação das ações de EA;
Incentivar a criação e o pleno funcionamento dos Conselhos de Defesa do Meio Ambiente e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável;
Incentivar experiências locais de desenvolvimento sustentável pautadas no combate à pobreza, na equidade e justiça social, na sustentabilidade ecológica, política, cultural das comunidades;
Instrumentalizar a população para torná-la co-responsável pela segurança e integridade ambiental, sob os fundamentos do desenvolvimento sustentável, propiciando a compreensão das relações sócio-econômicas que estão em jogo na construção dessa alternativa de desenvolvimento;
Resgatar os laços afetivos das pessoas com o lugar de moradia como motivação para a aprendizagem e incorporação de comportamentos voltados para a preservação e conservação do patrimônio natural, histórico-cultural e arquitetônico do município;
Estimular a coletividade a exercer a cidadania em defesa do ambiente como patrimônio da sociedade global e, de modo particular, dos recursos naturais, das unidades de conservação, comunidades autóctones, espécies e ecossistemas ameaçados
Concepção Estratégica do PEACE





www.semace.ce.gov.br/2010/11/programa-de-educacao-ambiental-peace/

A importância da Educação Ambiental


A importância da educação ambiental na sociedade é um assunto fundamental para a vida de todos, constantemente encontramos situações em que pessoas presentes no meio social não conseguem exatamente entender quais os verdadeiros riscos e as proporções do mau uso dos recursos ambientais. Nossa sociedade é caracterizada por comunidades e grupos com alto poder de risco ambiental, onde as explorações irracionais dos recursos naturais são cada vez mais devastadoras, e o homem pela ganância vai desencadeando uma série de eventos que colocam não só a sua vida em risco, mas também a vida do planeta. A industrialização, a globalização, o mundo capitalista e o consumismo desenfreado, o crescimento populacional descontrolado, países em subdesenvolvimento, comunidades sem estrutura adequada onde faltam todas as alternativas para construir uma vida saudável e que seja de convívio mútuo com a natureza, todas essas situações contribuem para a crise ambiental. A educação ambiental deve ser inserida na sociedade ao ponto de ser transformada em sinônimo de cidadania, ela deve caracterizar uma nova consciência para todos os cidadãos do planeta. O uso da educação ambiental deve ser aplicado no dia a dia, seja nas escolas, nas ruas, no trabalho, dentro de casa. A educação pode cumprir a tarefa de garantir a todas as pessoas o direito de desfrutar de um ambiente saudável.


www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/50165/a-importancia

Reflitam !!

Ecologia X Educação Ambiental

Ecologia é uma Ciência e Educação Ambiental é um processo. Ecologia estuda as relações entre os seres e entre estes e o ambiente. A Educação Ambiental utiliza os conhecimento da Ecologia para interpretar as consequências das ações impostas pelo ser humano ao ambiente, tecidas em suas dimensões sociais, econômicas, políticas, culturais, éticas, científicas e tecnológicas... O processo da Educação Ambiental vai além da flora e da fauna, das plantas e dos bichinhos... A Educação Ambiental propõe mudanças profundas no relacionamento do ser humano com o meio ambiente. Busca ampliar a percepção das pessoas de modo que lhes permitam compreender como interagem com o meio ambiente, como o afetam e são afetados, como podem contribuir para a sua sustentabilidade.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Introdução



Educação ambiental é um processo de educação responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, considerando a temática de forma holística, ou seja, abordando os seus aspectos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos. Dessa forma, ela não deve ser confundida com ecologia, sendo, esta, apenas um dos inúmeros aspectos relacionados à questão ambiental.